Conheça o Algoritmo do Instagram

Conheça o Algoritmo do Instagram

Nesta ano de 2020, o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. O Número representa um aumento rápido da plataforma, sendo que em setembro de 2019 era de 800 milhões.

Mas Afinal, o que devo saber sobre o algoritmo do Instagram?

No começo da plataforma, o Instagram funcionava em ordem cronológica, ou seja os posts eram exibidos para o usuário de acordo com a ordem de postagem. Isso mudou em 2016, quando o Instagram desenvolveu o algoritmo. O objetivo era que os posts mais relevantes para o usuário aparecesse nos seus feeds.

E você não pode esquecer que o Instagram é uma EMPRESA, ou seja, a plataforma quer ganhar o máximo de lucro possível com os anunciantes. Para conseguir ganhar mais com anúncios, o instagram precisa que os usuários gastem mais tempo possível na internet, para que assim, apareça mais anúncios sendo melhor para o anunciante e para o Instagram.

E você sabe qual é o objetivo do algoritmo? É bem simples, fazer com que o usuário encontre o que ele deseja em primeiro lugar. 

Para isso, o algoritmo é baseado em 3 princípios:

1° Interesse

Você já percebeu que quando você curte, procura ou interage com algum produto/assunto ele passa aparecer com mais frequência para você? Então, é o algoritmo agindo.

Exemplo, se você curtir e comentar vários post sobre maquiagem, o algoritmo vai entender que esse assunto é mais relevante para você, sendo assim, vai começar a mostrar com mais prioridade.

Lembrando que o Instagram usa isso a seu favor, mostrando mais anúncios sobre esse assunto, com a finalidade do anunciante gastar mais e ele então ganhar mais.

2° Temporalidade

Mesmo que o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica, isso não quer dizer que ela não importe mais. Eles levam em consideração que os usuários quer ver conteúdos novos e recentes, com isso, fizeram com que os post não possuam uma ordem cronológica, mas sim lógica temporal.

3° Relacionamento

Esse critério é bem importante. Você ja percebeu que os posts dos seus amigos mais próximos, marcas preferidas, sempre aparecem logo quando você abre o aplicativo?

E porque isso acontece? O Instagram analisa por meio dos comentarios, quem você busca, com quem você conversa no direct, e assim analisa os perfis para entender a relevância das postagens para você, e assim mostrar o que é mais relevante para você ficar mais tempo na rede e consumir conteúdo de seu interesse.

Mas como usar o algoritmo do instagram ao meu favor? Confira nossas 10 dicas abaixo:

1° Descubra os melhores horários de postagens

2° Se relacione com seus seguidores

3° Crie conteúdos que as pessoas gostariam de compartilhar e saber sobre, para assim compartilhar com os amigos e aumentar o engajamento da publicação

4° Desenvolva uma identidade visual

5°Produza boas imagens e vídeos

6° Conheça o que seus seguidores gostam de consumir

7° Use o Instagram Stories

8° Use as principais Hashtags do seu negócio

9° Faça Lives

10° Faça uma bio completa

11° Invista em anúncios.

O Instagram é uma ótima rede para marcas e negócios, mas precisa ser bem utilizado seguindo todas as técnicas. 

A Mega Marketing possui uma equipe especializada em Instagram que pode ajudar você e sua empresa a crescer na rede e vender mais!

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